Logo Orion Tecnologia e Sistemas Agrícolas
Um pouco sobre nossa história

Nossa História

Orion 1967

Nossa história começou em 1967 na Fazenda Congonhas de Honorato Rodrigues da Cunha, em Rancho Alegre PR, onde pragas de solo remanescentes de um cafezal erradicado para dar lugar ao plantio soja, estavam por inviabilizar a nova cultura.

Na tentativa de ajudar seu pai a solucionar este grave problema, seu filho Ricardo, com apenas 15 anos de idade, criou, sem imaginar, o primeiro equipamento brasileiro para aplicação de produtos líquidos dentro do sulco do plantio, para o combate das pragas de solo.

Sua invenção estava muito além do seu tempo, e durante anos ele aprimorou, modernizou e adequou seu equipamento aos novos desafios e produtos que foram surgindo ao longo do tempo, até que em 1999, fundou sua empresa "Orion", inicialmente.

Uma história de sucesso

Hoje, a Orion é líder absoluta de mercado no Brasil e América Latina e sua invenção proporcionou a viabilidade de utilização dos produtos biológicos na agricultura brasileira, hoje utilizados em larga escala como forma de sustentabilidade econômica, social, ambiental e agronômica, trazendo segurança alimentar, longevidade agronômica com a substituição de produtos químicos por biológicos.

Uma história visionária

Essa é uma história visionária de perseverança e de sucesso que compartilhamos com você, pois quem não sabe dividir, não merece ter.

Nossa Equipe

Ricardo Rodrigues Da Cunha
Ricardo Rodrigues Da Cunha

Presidente / Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento

Com mais de 50 anos trabalhando como produtor rural, Ricardo Cunha sempre buscou e desenvolveu inovações e soluções para obter maiores ganhos produtivos em suas lavouras. Criativo e engenhoso, nos anos 70, desenvolveu um equipamento para aplicar produtos no sulco, pois acreditava ser a maneira mais eficiente de combater as pragas de solo que causavam danos severos aos seus campos de soja.

Em 2006, após mais de 30 anos aprimorando e testando seu equipamento, Ricardo Cunha resolveu compartilhar sua invenção com outros sojicultores e fundou a Orion Tecnologia e Sistemas de Injeção. Atualmente, seus equipamentos inoculam e/ou realizam aplicações para combater pragas de solo em mais de um milhão de hectares.

Graças à sua incansável busca pela perfeição, inovação e qualidade, a Orion é hoje considerada a empresa que fornece o equipamento de aplicação no sulco mais eficiente e confiável no mercado, e está presente nas fazendas dos agricultores mais bem-sucedidos do Brasil.

Alexandre e Silva Santiago
Alexandre e Silva Santiago

Diretor Financeiro

Iniciou sua carreira na Indústria Metalúrgica, porém se destacou dentro do Mercado Financeiro onde atuou por cerca de 10 anos.

Sempre atraído pela Matemática, buscou nas Finanças seu desenvolvimento.

Formado em Administração de Empresas pela UNIVEM de Marília e pós-graduado em Economia Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), tornou-se Gerente de Relacionamento Alta Renda no setor bancário, focado na Consultoria Financeira e em Investimentos, para o qual possui certificação exigida pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

Em toda sua carreira, sempre esteve intimamente ligado ao Agronegócio, buscando sempre empreender e viabilizar a relação Empresa/Cliente.

Camila Freitas
Camila Freitas

Gerente Administrativo e Financeiro

Industriaria atuante na área administrativa e financeira desde 2008, Camila iniciou a carreira na Orion em 2015, como auxiliar administrativo e em 2017, foi promovida à Gerente Administrativo e Financeiro.

Formada em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e pós graduada em Gestão de Pessoas e Equipes de Alta Performance pela Univem, de Marilia-SP, tem conhecimentos adquiridos em treinamentos diversos sobre ISO 9001, técnicas de liderança, cultura e clima organizacional e departamento pessoal.

Atualmente, é responsável pela liderança da equipe administrativa, recursos humanos e financeira e membro orientativo do Comitê de Gestão de Pessoas.

José Agusto Ferreira
José Agusto Ferreira

Coordenador de Projetos

Iniciou sua carreira em 2008 como menor aprendiz no Grupo Jacto. Foi aluno do curso Mecânico de Usinagem, pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), começando a desenvolver sua paixão pela engenharia.

Foi destaque de sua turma e convidado a participar da Olimpíada do conhecimento - Torneiro de Profissões, realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), na modalidade Tornearia CNC. Foi medalha de ouro em 2011 na fase estadual, representando a Escola Senai Shunji Nishimura de Pompéia-SP, e medalha de prata em 2012 na fase nacional, representando o estado de São Paulo. Em 2014, foi selecionado para disputar a Fase Internacional (WorldSkills Americas), representando a Delegação Brasileira em Bogotá, na Colômbia, e mais uma vez conquistou a medalha de ouro.

Ainda em 2014, iniciou os trabalhos junto à equipe Orion, desenvolvendo novos produtos, novos fornecedores e novas tecnologias para o mercado. Em 2017, formou-se Desenhista e Projetista Mecânico, também pelo Senai, e em 2020, graduou-se em Engenharia Elétrica pela FAIP de Marília-SP.

Atualmente está cursando pós-graduação em Engenharia Mecânica pela Unicesumar de Maringá-PR.

Carla Maranho Zanchetini Scanavacca
Carla Maranho Zanchetini Scanavacca

Analista de Teste

Formada na Fatec Shunji Nishimura de Tecnologia, Carla é tecnóloga em Mecanização em Agricultura de Precisão e especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.

Sua paixão pelo agronegócio começou cedo em sua vida, já que sua família de produtores agrícolas e pecuários a expôs à realidade do campo desde cedo, e ela sempre esteve envolvida em atividades ligadas ao setor.

Possui conhecimentos adquiridos em diversos treinamentos sobre ISO 9001, técnicas de liderança, cultura e clima organizacional, e departamento pessoal.

Na Orion, encontrou seu propósito, concentrando-se em ajudar um setor que contribui tanto para alimentar o mundo.

Jessica Oliveira de Souza
Jessica Oliveira de Souza

Gerente de Desenvolvimento

Jessica é formada em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM) e mestra em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Sua carreira como desenvolvedora iniciou-se na Cygni Agrociência, uma empresa do Grupo Orion, no final de 2017.

Por se destacar em planejamento proativo, desenvolvimento e liderança de sua equipe em projetos de TI, hoje Jessica é responsável pelo time de desenvolvimento e pelo departamento de TI como Gerente de Desenvolvimento.

Matheus Farraroni Sanches
Matheus Farraroni Sanches

Diretor de Tecnologia da Informação

Mestre e doutorando em Ciência da Computação pela UNICAMP, Matheus dedicou sua carreira acadêmica à pesquisa em inteligência artificial e privacidade de dados sensíveis para modelos de aprendizado profundo.

Ele é autor de várias publicações científicas reconhecidas nacional e internacionalmente, premiadas em diferentes ocasiões. Em 2016, Matheus deu início à sua trajetória na CYGNI, desempenhando o cargo de desenvolvedor e progredindo até alcançar a posição de Diretor de TI. Na CYGNI, ele concentrou sua atuação na plataforma de sensoriamento remoto, nas ferramentas e tecnologias relacionadas, além de se dedicar à formalização de parcerias e ao desenvolvimento de novos projetos.